O que é ESG?

O que é ESG?

O que é ESG?

ESG – Environment, Social and Governance cuja sigla em português é ASG – Meio Ambiente, Social e Governança representa um novo framework global que busca “contabilizar” os serviços prestados pelo meio ambiente na produção de bens e serviços.

Confuso? Talvez.
Vamos dar um exemplo.
Uma árvore é capaz de produzir 10 mil folhas de papel sulfite mas para produzir apenas uma folha de papel sulfite são necessários cerca de 10 litros de água e para se produzir uma única xícara de café são gastos aproximadamente 130 litros de água.

O sistema tradicional de custos de produção contabiliza os custos de extração e transporte da árvore mais os custos do uso da água mas não o impacto dessa atividade na natureza.

Nós podemos plantar e replantar árvores, mas produzir ou dessalinizar água se mostra um pouco mais complexo, então devemos entender, por exemplo, qual o impacto do uso da água na produção de bens e serviços. O que significa para a bacia hidrográfica cada litro de água retirado do sitema? Essa água volta ao sistema? Qual a qualidade da água que volta para o sistema? Qual o impacto dessa empresa na comunidade do seu entorno? A empresa se preocupa em contratar pessoas ou serviços dessa comunidade a fim de gerar renda e prosperidade?

Você sabia que em 2023, o Dia de Sobrecarga da Terra foi oficializado em 2 de agosto, indicando que nesta data a humanidade exauriu os recursos renováveis que o planeta é capaz de oferecer no curso de um ano e que, a partir de agora, estamos “no vermelho”?

Veja, você até pode dizer que a sua empresa não produz nem papel nem café e eu te respondo que de alguma forma a sua empresa está inserida no contexto de uma outra empresa cujo impacto ambiental e social será não apenas mensurado mas também, e muito brevemente, cobrado e taxado pelos governos por meio de legislações alinhadas à Agenda 2030 – 2050 do Pacto Global da ONU.

Na verdade, práticas de ESG permeiam todas as empresas, de todos os setores porque posuem um escopo muito mais abrangente que apenas práticas de proteção (ou não) ao meio ambiente como o mapeamentos dos seus impactos (internalidades e externalidades), o relacionamento da organização com todas as partes interessadas (stakeholders) como por exemplo, práticas de inclusão e diversidade, retenção e desenvolvimento de talentos, comunicação com os clientes e o controle (governança) de todas as atividades e impactos da empresa.

Um programa de ESG irá ajudar a empresa a descobrir seu propósito, suas materialidades, endereçá-los e se antecipar aos riscos, garantindo a sustentabilidade e perenidade do negócio.

Compartilhe:
Escanear o código