M&A ou Aquisições e Fusões, são processos que levam à participação ou mudança no controle acionário de uma empresa ou pela compra de quotas ou ações de uma empresa por outra ou ainda pela aquisição de 100% do seu capital social.
Um processo de M&A começa pela prospecção da empresa interessada em investir em empresas cujos produtos, serviços ou participação de mercado sejam relevantes ou estratégicas.
Após a identificação da empresa, os sócios / diretores da empresa prospectada são contatados e verifica-se o seu interesse na venda total ou parcial das quotas / ações e aqui inicia-se uma avaliação preliminar da empresa prospectada para a elaboração da LOI (Letter of Intention) ou Carta de Intenção que é, resumidamente, um pré-acordo no qual são descritos os principais pontos do contrato a ser proposto.
Após a aceitação da LOI pela empresa prospectada começa o due diligence (DD) ou auditoria de fusão ou aquisição onde são levantados todos os direitos e obrigações da empresa por meio de um análise minuciosa de seus controles administrativos, fiscais, tributários como também das relações com seus stakeholders (clientes, fornecedores, funcionários, órgãos públicos, comunidade etc.).
A condução de um DD em um processo de M&A requer vasto conhecimento técnico e experiência profissional pois a equipe deve garantir a transparência e a precisão das informações e dados levantados para que os riscos da operação sejam adequadamente sopesados e assumidos pelas partes.
Quando o DD se dá em dois idiomas se soma ao processo o risco de interpretações errôneas e a quebra na comunicação, ainda que a legislação dominante do contrato seja a brasileira é fundamental entender a cultura empresarial, metodologia dos controles administrativos e financeiros além da legislação da empresa investidora para que possa chegar a mais precisa interpretação do DD e certamente, fazer com que a comunicação nos dois idiomas construa um rapport entre as partes.
Acreditamos que a criação de um excelente rapport entre as partes, foi essencial para o sucesso do M&A Volaris – Nydus em 2024/2025 – veja o anúncio oficial em https://bit.ly/423JwNJ – ademais da dedicação e expertise dos profissionais da Vizna.
M&As podem mudar o destino das empresas e dos acionistas sendo uma excelente forma da levantar capital e agregar expertise a fim de alavancar e consolidar portfólios de produtos e serviços, entretanto, o processo deve ser conduzido com a mentalidade de “ganha-ganha” por profissionais capacitados.
Se você acredita que sua empresa tem potencial para um M&A vale a pena investir numa due diligence que avalie os riscos e oportunidades do seu negócio para então se posicionar no mercado e atrair investidores, conte com a Vizna para isso.